sexta-feira, 14 de julho de 2017

Ciclo Formativo SOAF



          A Equipe de Trabalho da SOAF, Voluntários, representação dos Jovens e convidados especiais do CRAS e Programa Bolsa Família de Milagres, participaram nos dias 13 e 14 de Julho de 2017, do encontro sobre  MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E RELAÇÕES INTERPESSOAIS. O encontro foi gerenciado por Ana Cristina Gonçalves - Assessora de Desenvolvimento Comunitário do Departamento de Programas Sociais do ChildFund Brasil - Fundo para Crianças. 





Um excelente momento de grandes descobertas, aprendizado, convivência e bastante enriquecedor para todos.  O grupo avaliou como uma grande oportunidade de avanço para as relações sociais. A temática é de grande importância para o contexto cotidiano de atuação de toda a equipe. 



Em seu livro “Mediação Familiar”, a psicóloga Stella Breitman e a advogada Alice Porto fazem uma interessante análise sobre os diversos conceitos de mediação. Uma das definições mais abrangentes que essas autoras citam é de Tânia Almeida:

A mediação é um processo orientado a conferir às pessoas nele envolvidas a autoria de suas próprias decisões, convidando-as à reflexão e ampliando alternativas. É um processo não adversarial dirigido à desconstrução dos impasses que imobilizam a negociação, transformando um contexto de confronto em contexto colaborativo. É um processo confidencial e voluntário no qual um terceiro imparcial facilita a negociação entre duas ou mais partes onde um acordo mutuamente aceitável pode ser um dos desfechos possíveis (2001, p. 46).


Ana Cristina - Assessora Comunitária no Cariri do ChildFund Brasil



O processo de mediação é complexo, podendo comportar os conceitos de “resolução de conflitos” (ou gestão de conflitos), “acordo”, “comunicação”, “transformação”. Não deve ser visto, porém, de forma simplista, atado a apenas um desses conceitos.



Como bem salienta a advogada Águida Arruda Barbosa (2006), “a definição de mediação também se enquadra como espaço de criatividade pessoal e social, um acesso à cidadania. A mediação encontra-se num plano que aproxima, sem confundir, e distingue, sem separar



Nenhum comentário:

Postar um comentário