sábado, 26 de agosto de 2017

Conferência Livre de Juventudes



Conferencista Assistente Social Ana Sara Tavares

Neste dia 26 de agosto de 2017, na SOAF, aconteceu a Conferência Livre de Juventudes. Com o tema: Juventude Viva: Respeito, Segurança e Oportunidades, conforme roteiro:

                                   P R O G R A M A Ç Ã O

7hs-Acolhida e Credenciamento
-Café da Manhã
7:40h – Abertura Oficial
Formação de Mesa Diretiva – G-6 e Convidados
Execução dos Hinos Nacional e do Município de Milagres-CE
Palavra de Abertura – Representante Regional REJUDES /SOAF
Declaração Oficial de Abertura da Conferência Livre – Representante Regional /SOAF

8:00h Plenária Temática
TEMA: Juventude Viva: Respeito-Segurança-Oportunidade
Conferencista: Ana Sara Tavares

8:40h - Grupos de Trabalho (GTs) e Sistematização.
EIXO 1: Juventude e Respeito
EIXO 2: Juventude e Segurança
EIXO 3: Juventude e Oportunidades

10:00h – Plenária Final / Priorização
Formação da Mesa Diretiva:
Apresentação das Propostas dos Eixos e votação
Votação e Aprovação da Carta de Prioridades da Juventude

LEITURA OFICIAL DA CARTA DE PRIORIDADES
11:30hs – ALMOÇO: Encerramento
Entrega de Certificados









Carta da Juventude
Carta dos Jovens participantes da Conferência Livre de Juventudes, realizada pela Sociedade de Assistência à Criança – SOAF em Milagres-CE.



Sem dúvidas, nós jovens, representamos o grupo mais vulnerável, tanto em desemprego quanto em violência. Mesmo sendo uma geração que tem um maior nível educacional, ainda assim, somos acompanhados pela falta de oportunidades. Por sermos jovens, muitas pessoas não acreditam em nosso potencial. A cidade de Milagres-CE não possui oferta de emprego e renda para nossa juventude, bem como não oferece espaço universitário para qualificar seus jovens, que muitas vezes necessitam sair da cidade em busca de oportunidades em outros lugares.
Sugerimos que no âmbito municipal sejam buscadas novas parcerias na área da profissionalização-trabalho-emprego, principalmente acolhendo ações válidas ao Primeiro Emprego. Também sejam firmadas parcerias para aberturas de Campus Universitário gratuito e presencial, para que, nós jovens, tenhamos oportunidades de especialização e qualificação.
Outra problemática enfrentada pela população é a falta de segurança que nos afeta diretamente. São muitos os jovens que ingressam cedo no álcool e outras drogas, além da ociosidade e ausência de espaços voltados para essa população.
Sugerimos oferta de Espaços voltados para a ocupação do jovem, com cursos profissionalizantes, ações culturais, estágios profissionais, entre outras ações relevantes para o combate às vulnerabilidades sociais da nossa juventude.
O descrédito nos jovens, pela sociedade, aumenta o desrespeito, ocasionando discriminações, violências e falta de oportunidades diversas.  Sem uma base escolar adequada, sem o apoio da população, sem ambientes seguros, os jovens se deparam com inúmeras dificuldades para ingresso no mercado de trabalho, e convivem com uma constate ausência de cidadania plena.
Juventude em Defesa de seus Direitos Sociais, Milagres-CE, 26 agosto de 2017

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário